Curiosidades em italiano ou da Itália

  • Os casais sempre se sentam um de cada lado da mesa (um de frente para o outro) mesmo quando o local é barulhento e não se consegue conversar… enquanto que no Brasil, muitas vezes, sentamos ao lado do nosso parceiro.
  • As moedas de 1 centavo são encontradas e usadas sempre.
  • A minha casa incendiou aqui na Itália e eu apaguei o fogo sozinha ao invés de sair correndo e chamar os bombeiro. O sistema público de saúde se recusou a me atender (pronto socorro, médico de família, usl, 118). Isso foi ontem, hoje de manhã eu vomitei, desmaiei, estava com muita dificuldade em respirar, tive febre, ainda estou com gosto de queimado na boca, e cheiro de queimado no nariz, dor no peito e na cabeça. Enquanto tentava apagar o fogo alguma coisa queimada preta caiu na minha mão e eu tenho que usar antibiótico e mais um acelerador de regeneração da pele pelo que entendi. Adivinhem, tenho que comprar os remédios por conta própria. Eu disse que não tinha dinheiro (o que é verdade) e disseram que é pra eu me virar pra conseguir que senão terei uma infecção complicada. Não se preocupem que já estou com o antibiotico e amanha começo com este reconstrutor da pele. Mas como dizia, agora já são mais de 24 horas e ainda estou com dor no peito etc. Pra mim isso é inaceitável! Dormi em casa sozinha com o fedor do incêndio ainda por cima.
  • Procurando apartamento em Trieste vi coisas que nunca imaginei:
    • Entrei no prédio, o elevador com a luz acesa e a porta não abria. Subi pelas escadas, quando cheguei no apartamento comentei e o inquilino me respondeu que apenas os moradores têm a chave para abrir a porta do elevador! Quando entrei na porta, parecia que estava em um filme futurista, tinha um corredor suspenso no ar que dava em uma sacada com três portas que davam acesso a sala, cozinha e quarto do apartamento. Fiquei imaginando em um dia de chuva chegar em casa, fechar o guarda-chuvas, entrar no prédio, subir as escadas, abrir a porta do apartamento e re-abrir o guarda-chuva….
    • Entrei em um prédio que parecia normal porém a porta do elevador era uma porta com fechadura que abria para fora, depois tinha uma porta dividida no meio que abriam ambas para dentro e o elevador só funcionava se as portas estavam bem fechadas.
  • Ainda não consegui entender como as mulheres lavam os cabelos compridos na banheira porque em diversos hotéis e casas têm apenas banheira, não existem chuveiro.
  • Estava no trem, na região Marche quando uma mulher se sentou na minha frente e levantou os braços para colocar a mochila no compartimento de bagagens. Parecia que nunca tinha depilado as axilas, imediatamente olhei para as suas pernas depiladíssimas. É vai entender os costumes…
  • É estranho como na Itália os animais domésticos podem estar em qualquer parte, no aeroporto, na farmácia, no trem, no ônibus, no avião, no supermercado (no carrinho e na cestinha inclusive) e basta a coleira….
    • Ontem eu estava em um supermercado que faz parte de uma rede grande e importante em toda a Europa e passa um cachorro grande correndo no corredor, a dona estava pagando as compras no caixa e chamou ele para ir embora… Será que os animais aqui são adestrados? Porque o instinto deles não seria “atacar” as comidas das prateleiras? Principalmente aquelas para cães que ficam na altura do chão?
  • Nos ônibus intermunicipais e inter-regionais que saem de Roma não tem banheiro, mesmo os que viajam 10 horas, normalmente para para o café-da-manhã ou para a janta em uma lanchonete no meio do caminho.
    • Esses dias precisei ir em uma cidadezinha pequena no norte da Itália e fazia um frio inimaginável para nós brasileiros (até mesmo para quem, como eu, é do Rio Grande do Sul) e como o ar estava muito seco, tomei uma garrafinha de 500 mL de água inteirinha e caminhei 15 km. Gente quase fiz pipi nas calças, não encontrei um banheiro e nem uma moitinha escondida!
    • Mais um perrengue por falta de banheiro aqui na Itália… Gente, acho que os italianos não fazem xixi! Os banheiros das estações de trem fecham as 21h e abrem as 6h, só que os trens chegam e saem de noite também. Muitos trens não tem banheiro, outros deixam os banheiros fechados. Eu fiquei das 13h até as 8h da manhã do outro dia sem fazer xixi, que horror! A vontade era de fazer no chão da estação mesmo, até procurei se tinha um lugar escondidinho mas não tinha… 😛 Mamma mia, a próxima viagem coloco fraldas! Isso vale principalmente nas estações que cobram 1 Euro para usar o banheiro… Se você quiser só lavar as mãos, escovar os dentes ou se olhar no espelho, é a mesma coisa…
  • Tem uma coisa que me intriga cada vez que tenho que sair de casa: aqui na Itália, quando abre a sinaleira para o pedestre, abre junto para os carros dobrarem. Aí sempre que vou atravessar a rua, vem uma carro e quase me atropela na faixa de pedestres. No início, pensavo que os motoristas não respeitavam o sinal, mas depois, com o tempo, acabei percebendo que o sinal fica verde para eles também!
  • Puoi distinguere se una tartaruga è maschio o femmina dal loro verso: i maschi grugniscono mentre le femmine sibilano.
  • L’albero più antico al mondo si trova in California, ha circa 4790 anni e si chiama Methuselah.

  • Para receber as atualizações do site no seu e-mail, cadastre-se na Newsletter 

  •  ou me envie um e-mail solicitando!



Você também pode fazer uma doação livre usando o PayPal ou cartão de crédito

[wpedon id=4696]

/ 5
Thanks for voting!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *