Tornozelos e pés inchados – dicas de ouro para dizer adeus a este problema

Tornozelos e pés inchados

Tornozelos e pés inchados
Tornozelos e pés inchados

Alguns dias atrás, caminhavo na rua e, por acaso, escutei duas senhoras que conversavam. Uma perguntou para a outra o que poderia fazer com seus tornozelos e pés inchados. Este é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa, e com o envelhecimento o risco aumenta. A primeira coisa a fazer é não se assustar e fazer pequenos ajustes no estilo de vida. Comportamentos simples durante o dia fazem muita diferença e os resultados são visíveis em poucos minutos.

Tornozelos e pés inchados

No início, normalmente, os sintomas  aparecem apenas de noite, mas conforme o tempo passa, o inchaço dos pés e dos tornozelos pode ser observado em diversos momentos do dia. Algumas vezes, o inchaço dos membros inferiores atinge até as pernas. Não se deve assustar porque a vida continua, mas este inchaço é o resultado de uma má circulação sanguínea e por este motivo, é preciso um pouco de atenção. A mulheres com problemas hormonais são as que mais sofrem com o inchaço dos pés e dos tornozelos. Muitas vezes, a má circulação sanguínea é devida a permanência de um longo período na mesma posição, sentado ou em pé. Mas os motivos podem ser mais preocupantes como as veias varicosas, as doenças cardíacas e renais e as osteoartrites. Mas o que se deve fazer para prevenir ou controlar o inchaço dos pés e dos tornozelos?

  • Manter uma rotina de sono. 8 horas de sono são recomendadas durante a noite.
  • Deitar-se relaxadamente colocando as pernas em altura ligeiramente superior ao restante do corpo (não muito elevadas, basta um pouco acima do nível do coração). Uma almofada baixa é o apóia-pés perfeito.
  • Ainda deitado, exercitar os pés e os tornozelos fazendo movimentos de contração. Estes movimentos ajudam o sangue a retornar mais rapidamente.
  • Utilizar pouco sal nos alimentos porque o sal contribui para a retenção de líquidos no corpo.
  • De noite, antes de dormir, colocar os pés em uma bacia com água morna e sal porque o sal reduz o inchaço. Uma alternativa mais eficaz pode ser obtida colocando também vinagre. Para ajudar a relaxar, pode-se colocar camomila junto com o sal. A essência liberada das flores de camomila relaxa e faz bem para a pele, além de ser é um ótimo anti-inflamatório que ajuda a reduzir o inchaço.
  • Se os sintomas persistirem com as medidas adotadas deve-se visitar o médico para conhecer as causas e seguir o tratamento mais apropriado.

Muito obrigado pela visita 🙂

/ 5
Thanks for voting!

4 Replies to “Tornozelos e pés inchados – dicas de ouro para dizer adeus a este problema”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *