O meu SEGREDO para APRENDER a FALAR QUALQUER LÍNGUA ESTRANGEIRA estudando SOZINHO pelo YOUTUBE

Hoje eu irei te explicar como você pode aprender a falar italiano com os vídeos do YouTube.

Muitos de vocês me procuraram lá na página do Facebook dizendo que não conseguem praticar conversação porque são sozinhos e não têm ninguém para conversar com vocês e corrigir quando vocês erram.

Vocês também me procuraram no grupo do WhatsApp dizendo a mesma coisa. Que vocês se sentem sozinhos e que não conseguem conversar com ninguém.

O post e o vídeo de hoje são dedicados a te explicar como você pode tirar o maior proveito dos vídeos do YouTube para aprender aí na sua casa, seja sozinho ou seja junto com a sua família. São técnicas que eu estou utilizando para aprender croato. Eu estou precisando aprender a língua croata para ir morar um tempo na Croácia. Pense que a língua croata é uma língua muito “dura”. Então, o italiano que é uma língua “macia”, que é uma língua parecida com o português, é muito mais fácil da gente conseguir aprender que o croato.

Antes de passar essas dicas para você, eu quero te agradecer por ter comprado lá no Magazine Cristiane FB. O dinheiro que eu recebi pela comissão de venda pelo produto que você comprou está ajudando a publicar ainda mais vídeos gratuitos no YouTube e posts gratuitos aqui no blog para ajudar muitas pessoas a aprender a falar italiano em casa.

A primeira coisa que eu quero te explicar é tirar esse mito que basta você assistir 100 vídeos diferentes no YouTube que você vai começar a falar fluentemente aí na sua casa. Isso não vai acontecer!

Você precisa se fixar em estudar 3 vídeos por dia por exemplo, onde você vai assistir o vídeo sem se preocupar com nada, só assistir ele, relaxando.

Você vai assistir 2 vezes o mesmo vídeo que você acabou de assistir prestando atenção no que está sendo falado no vídeo e na pronúncia, apenas prestando atenção sem tentar traduzir nada.

O mesmo vídeo, você vai assistir 3 vezes. Na terceira vez, você vai começar a pausar o vídeo e repetir o que foi falado no vídeo em italiano. Assim, você vai praticar a sua pronúncia e aprender a falar e pronunciar as palavras e as frases.

Você assiste, ainda, uma 4ª vez o vídeo e, agora sim, você irá se preocupar com a tradução. Se você não conseguir entender toda a tradução, não se preocupe porque você precisa entender o contexto geral do que está sendo falado.

Ainda, o mesmo vídeo, você irá assistir 5 vezes. Nesta 5ª vez, seria bom que você tivesse um caderno especialmente dedicado apenas para o estudo da língua italiana. Você vai “pegar nota” nesse caderno, escrever as palavras novas, as frases, a gramática, o que você aprendeu, o que é novidade. Você vai anotar todas as dicas nesse caderno que você vai ter pertinho de você para consultar sempre que precisar.

Não basta, ainda, assistir 5 vezes o vídeo. Vamos assistir 6 vezes. Assistindo 6 vezes o vídeo, você vai começar a fazer outras frases com outras palavras, vai “ampliar” o que foi falado nesse vídeo.

Se você não mora sozinho, você pode aproveitar, a partir da 6ª vez, para assistir junto com alguém e começar a dialogar com essa pessoa a respeito do vídeo, falando algumas palavras em italiano. Por que eu disse algumas “palavras”? Porque se você ainda não consegue conversar completamente em italiano, você pode falar em português, adicionando palavras italianas no meio da conversa. Isso vai te ajudar a ter mais liberdade e mais rapidez no pensamento porque você não precisa formular toda a frase em italiano. Basta colocar uma palavra por vez em cada frase. Isso ajuda muito!

Se você mora sozinho e não tem ninguém para conversar com você nem pela internet, você pode fazer parte lá do grupo do WhatsApp. Não basta apenas se inscrever lá no grupo, tem que gravar o áudio, tem que conversar com os outros integrantes para “soltar a voz”. Muitos de vocês me disseram que têm vergonha, que tem insegurança, que “travam” quando vão falar em italiano. Isso é super normal!

Outra técnica bem interessante que eu quero compartilhar com você foi quando eu precisei aprender a falar francês. Eu precisei aprender a falar francês em 2 meses, eu não sabia nada de francês. Então, o que eu fazia?

Eu pegava os vídeos de francês do canal que eu estava acompanhando e deixava os vídeos e as playlists tocando durante toda a noite enquanto eu dormia. Isso me ajudava bastante porque, de manhã, eu sempre tinha mais facilidade em pronunciar e em falar em francês, sem pensar. Tinha mais fluidez no meu pensamento e no meu falar em francês.

Eu também fazia um curso de francês presencial e eu ia todos os dias para o curso de bicicleta. Durante esse trajeto, eu também ficava escutando os vídeos. Escutando e não olhando (né?) porque eu estava andando de bicicleta, e repetindo. Algumas vezes, eu pegava todo o percurso para ficar repetindo o que eu lembrava dos vídeos, palavras e frases aleatórias. Repetindo e falando sozinha. Isso, também, vocês podem fazer na casa de vocês, enquanto vocês estão arrumando a casa ou lavando a louça, vocês podem estar falando palavras e frases aleatórias em italiano!

Outra dica, de quando eu aprendi a falar inglês. Quando eu falava inglês, eu tinha um animal de pelúcia e eu conversava com esse animal de pelúcia. Eu ensinava, eu explicava e eu dialogava com ele. Fazia de conta que ele me respondia ou eu respondia por ele. Isso me ajudou muito a aprender a falar inglês.

Então, a desculpa de que você mora sozinho e que você não tem uma pessoa para conversar e para dialogar com você não “cola” mais. Vamos participar lá do grupo do WhatsApp, vamos participar da página do Facebook, vamos conversar com as outras pessoas que também estão acompanhando as dicas de italiano aqui da Escola de Italiano para Brasileiros. Vamos conversar sobre os vídeos e os posts. Eu sempre mostro para vocês que vídeos e posts podemos usar para conversar no dia e dou sugestões de assuntos. Eu não posso estar presente lá no grupo todo o tempo conversando com vocês, ajudo publicando os vídeos, os posts, as músicas, as notícias, os textos, os exercícios.

Muitos outros integrantes do grupo do WhatsApp também estão publicando materiais que ajudam muito. Todo mundo aprende junto. Espero a sua colaboração, o seu interesse, a sua determinação, a sua força de vontade para aprender a falar italiano. Vamos conseguir.

Me ajude a compartilhar esse projeto de ensinar a língua italiana gratuitamente para mais pessoas. Vamos falar italiano! Basta, o italiano não pode ser uma língua extinta porque é muito linda e está no nosso sangue.

Te desejo bons estudos, deixo um super abraço, ciao, até amanhã!

/ 5
Thanks for voting!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *