SAUDAÇÕES ITALIANAS FORMAIS e INFORMAIS

SAUDAÇÕES ITALIANAS FORMAIS e INFORMAIS

Nesta aula de italiano para iniciantes do curso de italiano grátis completo, iremos aprender as saudações italianas.

Que saudações italianas você conhece? (Responde nos comentários no final da página)

Talvez a saudação italiana mais comum seja ciao.

Mas também existem as saudações e despedidas italianas salvebuongiornobuonaserabuona nottebuon pomeriggiobentornatoben arrivatobuondìa prestoa più tardibuona giornatabuona seratafai il bravostai benearrivedercisaluticordiali saluti e distinti saluti.

Bentornato, bentornata, bentornate, bentornati e ben arrivato, ben arrivata, ben arrivate, ben arrivati são saudações italianas que nós brasileiros normalmente não usamos e não aprendemos nos cursos de italiano no Brasil, mas essas saudações italianas são muito comuns aqui na Itália.

Ciao

A saudação italiana ciao é usada quando chegamos e quando vamos embora – ou seja, para dizer oi e para dizer tchau. A saudação italiana ciao é apenas informal! Não podemos utilizar as saudações informais quando conversamos com pessoas que não conhecemos ou que são consideradas “importantes”.

Salve

Salve é uma saudação italiana muito usada na Itália. Lembro a primeira vez que vi essa saudação italiana escrita no Facebook, eu ainda estava no Brasil e tinha entrado em contato com um brasileiro que já morava aqui na Itália para fazer algumas perguntas e, ele me escreveu salve. Eu já tinha feito um curso de italiano no Brasil e nunca tinha escutado essa saudação, achei bem estranho e não entendi muito bem no início. Mas, é muito comum falarmos salve aqui na Itália!

Buongiorno

A saudação italiana buongiorno significa bom dia.

Buonasera

A saudação italiana buonasera significa boa noite. Atenção: a saudação italiana buonasera é usada apenas quando chegamos em algum lugar. Nunca iremos dizer buonasera quando estivermos nos despedindo ou indo dormir!

Buona notte

Se você quiser desejar uma boa noite a alguém no momento da despedida, sendo indo embora ou indo para a cama, use a saudação italiana buona notte.

Buon pomeriggio

A saudação italiana buon pomeriggio significa boa tarde. Mas, sinceramente, eu nunca escutei um italiano dizer buon pomeriggio e, por isso, penso que é uma expressão que praticamente não é usada.

Bentornato

Bentornato é uma saudação italiana que eu nunca estudei nos cursos de italiano que eu fiz e os brasileiros normalmente não dizem, mas é muito comum escutarmos dos italianos.

Para falarmos com uma pessoa do sexo masculino, utilizamos a saudação italiana bentornato.

Para falarmos com uma pessoa do sexo feminino, utilizamos a saudação italiana bentornata.

Para falarmos com mais de uma pessoa do sexo feminino, utilizamos a saudação italiana bentornate.

Para falarmos com mais de uma pessoa do sexo masculino ou do sexo masculino junto com o sexo feminino, utilizamos a saudação italiana bentornati.

Bentornato significa bem vindo quando a pessoa está voltando ou retornando, poderíamos forçar uma tradução assim: “bem retornado”.

Ben arrivato

Para falarmos com uma pessoa do sexo masculino, utilizamos a saudação italiana ben arrivato.

Para falarmos com uma pessoa do sexo feminino, utilizamos a saudação italiana ben arrivata.

Para falarmos com mais de uma pessoa do sexo feminino, utilizamos a saudação italiana ben arrivate.

Para falarmos com mais de uma pessoa do sexo masculino ou do sexo masculino junto com o sexo feminino, utilizamos a saudação italiana ben arrivati.

Ben arrivato significa bem vindo quando a pessoa está chegando, poderíamos forçar uma tradução assim: “bem chegado”.

Buondì

Como eu estou na região do Friuli Venezia Giulia, sempre pensei que a saudação italiana buondì era exclusiva dessa região, mas, pouco tempo atrás, acabei descobrindo que é a abreviação de buongiorno e, que, por isso, essa saudação italiana é usada em toda a Itália.

Curso de italiano para iniciantes – Inscreva-se aqui!

De todas essas saudações italianas, algumas também são usadas para se despedir, você sabe me dizer quais são? (Responde nos comentários no final da página)

Ciao e salve são saudações italianas que também podem ser usadas para se despedir.

Utilizamos buonasera quando chegamos e buona notte para nos despedirmos.

Quais dessas saudações italianas são utilizadas apenas na linguagem informal e quais também podem ser utilizadas na linguagem formal(Responde nos comentários no final da página)

As saudações italianas que podem ser usadas apenas na linguagem informal são: ciao e buondì, salve está a meio caminho e pode ser usada em algumas situações formais, salve é uma saudação italiana semi-formal.

As saudações italianas que também podem ser usadas na linguagem formal são: buongiorno, buon pomeriggio, buonasera, bentornato e ben arrivato.

Que outras despedidas italianas você conhece? (Responde nos comentários no final da página)

Para se despedir em italiano, podemos dizer: a presto, a più tardi, buona giornata, buona serata, fatte i bravi, fai il bravo, fai la brava, state bene, stai bene, stammi bene e, não pode faltar, o famoso arrivederci.

Fale italiano mesmo de boca fechada

Você já conhecia todas essas despedidas italianas? (Responde nos comentários no final da página)

Quais dessas despedidas italianas podem ser usadas apenas na linguagem informal e quais também podem ser usadas na linguagem formal? (Responde nos comentários no final da página)

Fai il bravo

Fate i bravi, fai il bravo, fai la brava são saudações italianas que além de serem usadas apenas na linguagem informal, estão praticamente restritas ao núcleo familiar. São usadas para pedir para alguém se comportar na nossa ausência, muitas vezes os pais dizem aos seus filhos.

Para falar com uma pessoa do sexo masculino, usamos a expressão italiana fai il bravo.

Para falar com uma pessoa do sexo feminino, usamos a expressão italiana fai la brava.

Para falar com mais de uma pessoa do sexo feminino, usamos a expressão italiana fate le brave.

Para falar com mais de uma pessoa do sexo masculino ou masculino e feminino, usamos a expressão fate i bravi.

A più tardi

A saudação italiana a più tardi é utilizada apenas na linguagem informal e significa até mais tarde.

A presto

A saudação italiana a presto também pode ser usada na linguagem formal e significa até logo.

A saudação italiana a presto é usada apenas na linguagem informal, enquanto a saudação italiana a più tardi também pode ser usada na linguagem formal.

Stai bene

Stammi bene, stai bene, state bene são saudações italianas que apenas podem ser usadas na linguagem informal e são usadas para desejar que a pessoa fique bem.

Para falar com apenas uma pessoa, usamos a expressão italiana stai bene (tu).

Para falar com mais de uma pessoa, usamos a expressão italiana state bene (voi).

Para demonstar que nos importamos com alguém, podemos dizer stammi bene que significa fique bem por/para mim.

Arrivederci

Arrivederci é uma das palavras italianas mais conhecidas em todo o mundo e também pode ser usada na linguagem formal.

Buona giornata

Buona giornata é uma despedida italiana que significa tenha um bom dia. Buona giornata também pode ser usada na linguagem formal.

Buona serata

Buona serata é uma despedida italiana que significa tenha um bom final de noite / aproveite a noite. Buona serata também pode ser usada na linguagem formal.

Saluti

Como encerrar um e-mail formal em italiano?

Saluti, cordiali saluti, distinti saluti são saudações italianas muito usadas na linguagem formal, principalmente no encerramento de cartas e e-mails formais. Se você for escrever um e-mail formal para um comune ou um italiano, poderá utilizar saluti, cordiali saluti ou distinti saluti no encerramento do e-mail (ou carta).

Confira a explicação completa no vídeo abaixo:



Conheça os reais motivos dos frequentes alagamentos de Veneza:

Publicado por Italiano para brasileiros em Quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Questa lezione di italiano è adatta ai principianti

Publicado por Ho'omaluhia em Terça-feira, 15 de setembro de 2020

Está estudando italiano? 🇮🇹🇮🇹🇮🇹🇮🇹🇮🇹🇮🇹 Confira meu último vídeo 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻 https://www.youtube.com/watch?v=37vHqy9-_8M&list=PLPph3thSc9V-bHJGf8Ro-JEVC6RGe-1cU&index=1

Publicado por Italiano per stranieri em Sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Dúvida sobre quando utilizar Come va? Come sta? Come stai? https://youtu.be/0KWyROcuEwU

Publicado por Escola de Italiano em Segunda-feira, 8 de março de 2021
Publicado por Escola de Italiano para Brasileiros em Quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Para receber as aulas gratuitas por e-mail ou WhatsApp, marcar aulas particulares ou se inscrever no curso online pelo Skype, deixe uma mensagem no formulário aqui embaixo. 


/ 5
Thanks for voting!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *