Get a site

Viajar para a Itália em julho de 2020, cidadania italiana, residência italiana, anagrafe italiana e AIRE

Viajar para a Itália em julho de 2020, cidadania italiana, residência italiana, anagrafe italiana e AIRE

Hoje irei responder por que não posso voltar para a Itália já que a situação da pandemia do coronavírus na Itália está bem melhor do que no Brasil e irei explicar porque cidadãos italianos (incluindo brasileiros com cidadania italiana) não podem entrar na Itália (e na Europa) neste momento, o que significa ter uma residência tanto na Itália, quanto no exterior para quem é cidadão italiano.

A Itália (e toda a Europa) não apenas bloqueou a entrada de brasileiros mas também dos italianos que são residentes no Brasil ou que estiveram no Brasil nas últimas semanas por qualquer motivo, como viagens de trabalho ou viagens para visitar a família.

Já faz um ano que eu transferi a minha residência por motivo de trabalho para o Brasil.

Mesmo pagando o aluguel de um apartamento na Itália e sem poder parar de pagar o aluguel desse apartamento lá, estou proibida de entrar na Itália (e em todo o território europeu). As minhas coisas estão dentro desse apartamento, eu continuo pagando o aluguel e não posso voltar para a Itália.

Existe uma diferença burocrática entre morar no Brasil e morar na Itália / ter a residência no Brasil e ter a residência na Itália.

Quando você precisa provar a sua residência no Brasil, basta que você apresente, por exemplo, uma carta que chegou pelo correio com o seu nome naquele endereço, uma conta de telefone, de água ou de luz no seu nome ou no nome dos seus pais.

A residência na Itália é um processo bem diferente, cada vez que você mudar a sua residência na Itália, você irá receber a visita de um vigile del comune.

Descontos

O que esse vigile vai fazer?

Ele vai chegar de surpresa no endereço que você declarou como sua residência para ver se ele vai encontrar você lá, ele vai olhar como é a casa, quantas pessoas são residentes, quantas pessoas moram na casa, onde cada uma dessas pessoas dorme, quantas cadeiras têm na mesa da cozinha para essas pessoas comerem, vai ver se as suas roupas estão nessa casa, vai analisar se você realmente mora lá pelo que ele encontrar naquela casa.

O vigile del comune também irá observar se não tem mais pessoas morando na casa do que o que está sendo declarado ou se tem pessoas declarando que moram na casa e não estão lá.

Cada vez que você mudar a sua residência vai acontecer essa visita! É por esse motivo que muitas pessoas dizem que é difícil alugar um apartamento na Itália!

O que não é verdade, se você tiver a sua residência fixa em algum lugar na Itália, é muito fácil para você alugar um apartamento sem transferir a sua residência. A dificuldade começa quando você procura um apartamento para fixar a residência. Um dos motivos é porque o proprietário do apartamento tem medo porque se você não pagar o aluguel, ele não poderá te expulsar do apartamento porque você é residente naquele local e ele aceitou a sua residência naquele local.

Também existe uma diferença financeira no aluguel com residência e sem residência. Quando você fixar a residência em um endereço, você terá que pagar outras taxas / impostos que não são incluídos no aluguel sem residência. Uma dessas taxas é a coleta de lixo, que eu já cheguei a pagar € 400 por ano em um apartamento onde eu morava com mais 3 estudantes.

Se você tem uma residência fixa na Itália, é muito fácil, você aluga qualquer apartamento na hora. Mas, se você precisar ter uma residência na Itália, realmente é difícil e será pedido 6 meses de aluguel adiantado, um contrato de aluguel de 5 ou 6 anos. E, não basta isso, você deverá ter um trabalho fixo, entre outras exigências.

Aqui, encontramos outro problema, quem reconheceu a cidadania italiana tem o compromisso de manter a anagrafe italiana informada sobre a sua residência atual.

Se essa pessoa reconheceu a cidadania italiana pelo consulado italiano no Brasil, esse processo está OK.

Mas, quem foi até a Itália para reconhecer a sua cidadania italiana e depois voltou a morar no Brasil ou se transferiu para outro país e não sabia, se esqueceu ou não quis se inscrever a AIRE, essa pessoa resulta que está desaparecida, que não pode ser encontrada e, certamente, já foi cancelada da anagrafe italiana!

Você sabe quando essa pessoa vai tomar conhecimento que tudo isso aconteceu?

Quando ela for entrar na Europa outra vez. Quando a polícia de fronteira for controlar os seus documentos irá dizer que essa pessoa não está legal.

 

Você já é inscrito no canal da Escola de Italiano para Brasileiros no YouTube?

Escola de Italiano para Brasileiros

Escola de Italiano para Brasileiros

 

CURSO ONLINE GRATUITO DE ITALIANO PARA BRASILEIROS
Blog Italiano para Brasileiros

 

EU FALO PORTUGUES
Cursos Gratuitos

 

Instagram: https://bit.ly/instaitaliano

Telegram – canal: https://t.me/italianoparabrasileirosgrupo: https://bit.ly/italianoaula 

WhatsApp – grupo: https://bit.ly/whatsitaliano

Facebook – página: https://bit.ly/faceitalianogruppo: https://bit.ly/estudaritaliano

Reddit: https://bit.ly/reditaliano

Twitter: https://twitter.com/BrasilItaliano

Contatos profissionais e comerciais: [email protected]

Inscreva-se na Newsletter para receber as novidades

SORTEIO
Clica aqui para participar do sorteio

Publicado por Italiano para brasileiros em Terça-feira, 7 de julho de 2020

Publicado por Ho'omaluhia em Terça-feira, 7 de julho de 2020

Publicado por Italiano per stranieri em Domingo, 5 de julho de 2020

🇮🇹 Ciao ragazzi, ecco qui l'ultima lezione per chi l'ha persa
🇧🇷 Aqui está a última aula para quem perdeu

Publicado por Escola de Italiano para Brasileiros em Quinta-feira, 2 de julho de 2020

🇮🇹 Alcune parole italiane che ti sorprenderanno
🇧🇷 Algumas palavras italianas que irão te surpreender

https://bit.ly/italianodenovela

Publicado por Escola de Italiano em Quarta-feira, 1 de julho de 2020

Publicado por Magazine Cristiane FB em Segunda-feira, 11 de maio de 2020

close

Formulário de inscrição da 4 Jornada de Integração da Escola de Italiano para Brasileiros

You cannot copy content of this page