Enchente em Veneza 2019, Aula de Italiano para Viagem

Veneza inundada 2019

Veneza Italia

Aula italiano

Nesta aula do Curso de Italiano para Brasileiros on line e gratis vou explicar para voces os motivos que levaram ao alagamento de Veneza (enchente em Veneza 2019). A cidade de Veneza esta embaixo d’água e decretou situação de calamidade, a Praça São Marcos e a Basílica de São Marcos estão fechadas para visitas. A navegação de barcos privados está proibida. Esta é a segunda maior enchente da história de Veneza e a situação está crítica. Esta cheia é a pior em 50 anos porque Veneza tem a maior maré dos últimos 50 anos! O problema não acaba aí porque além da forte chuva que atingiu Veneza e do segundo record de maré alta em Veneza de toda a história de Veneza, o forte vento que vem do sul e forma ondas no mar que está destruindo Veneza pouco a pouco. Assim, neste mês de novembro 2019, Veneza sofre pior inundaçao em mais de 50 anos e Veneza está inundada!

Se você quiser ajudar na publicacao de mais materiais para estudar italiano aqui no blog e no YouTube, faça uma doação de qualquer valor pelo PayPal. A sua doação será utilizada para comprar gigas de internet e oferecer um cafezinho aos italianos nativos que ajudam no desenvolvimento de aulas de qualidade.

[wpedon id=”4696″ align=”right”]

Enchente em Veneza 2019

Veneza alagada 2019

Veneza está passando por muitas dificuldades nesse momento. Estas são as notícias que chegaram até o Brasil, pelo que eu sei (enchente em Veneza 2019).

Vocês estão me perguntando se está chovendo muito, como é a situação por aqui. Então, pessoal, na aula de hoje eu vou contar para vocês o que está acontecendo não só em Veneza mas nas regiões do Vêneto e do Friuli nesse mês.

O alagamento (enchente em Veneza 2019), que vocês viram as imagens na televisão, que são bem drásticas porque o nível da água chegou em 1,87 metro. Isso no centro de Veneza, no centro histórico e turístico onde tem a Praça São Marcos, as lojas, onde tem a Basílica de São Marcos, onde tem as pontes famosas.

Então, esse alagamento (enchente em Veneza 2019) que vocês viram foi causado muito pouco por causa da chuva. Tá certo que tem rios que deságuam no mar perto de Veneza, mas, o que acontece é o fenômeno da ACQUA ALTA. ACQUA ALTA é a maré alta, nada a mais do que o nível normal da maré do mar. Então, se vocês já foram na praia, vocês sabem que duas vezes por dia a maré sobe e duas vezes por dia a maré desce, e dependendo da lua e do período do ano tem a maré que é mais alta ou mais baixa. Nesse período aqui de novembro, eu observei que desde 2014 sempre chove muito. Eu consegui observar isso graças aos lembretes que o Facebook coloca pra gente. Então, eu vi as mensagens que eu publiquei em 2014, 2015… desse tempo pra cá, eu sempre falava muito de chuva.

Enchente em Veneza 2019

Tá, isso aumenta um pouco o nível da água aí. Mas, também tem outro fenômeno: tem o fenômeno do vento. Se vocês observarem o Mar Adriático, que é onde Veneza está, ele é bem em cima do Mar Mediterrâneo, onde ele acaba. Então, quando vem o vento do sul, esse vento levanta onda e trás água. Isso aumenta ainda muito mais a água, o que aconteceu não só em Veneza, aconteceu também em Grado que é uma cidade histórica muito bonita que também tem praias. Essa cidade de Grado é turística principalmente para os alemães. Se vocês vierem aqui no Friuli, vale muito a pena conhecer.

Também aconteceu em Lignano que, na minha opinião, é a melhor praia que a gente tem aqui nessa parte da Itália. Aconteceu também em Trieste que é uma cidade lindíssima e que eu tive a oportunidade de morar por alguns anos. Trieste tem uma influência da arquitetura austríaca e, por isso, é diferente de todas as outras cidades que vocês vão encontrar na Itália. A água do mar subiu muito em Trieste, subiu muito em Muggia. Ainda bem que eu me mudei de Muggia porque senão eu ia estar embaixo d’água lá agora.

E todas as cidades da PIANURA que é a parte onde nao tem montanhas, colinas, onde é plano, na beira do mar, naquela parte aí onde acaba o Mar Adriático estão sofrendo muito com alagamentos.

Se você já me acompanha aqui no blog antes que eu tivesse o canal do YouTube, tanto no meu perfil pessoal la do Facebook quanto na página Italiano para Brasileiros, no mês de maio, se não me engano, eu estava trabalhando em Veneza, teve o fenômeno da ACQUA ALTA mas não era alta como ADESSO (ADESSO em italiano significa agora) e eu fui uma noite quando tinha o fenômeno da ACQUA ALTA até a Praça São Marcos, fiz alguma imagens e publiquei lá. Se você não viu ou não se lembra, pode ir lá no Facebook para olhar as imagens mas tinha 20 centímetros de água normalmente e, no pico do horário da maré alta, a água não chegava nem no meu joelho. Infelizmente, essa água do alagamento é diferente de quando a gente tem o alagamento de um rio que sobe porque em um rio a água é doce. 

A água do mar estraga muito mais as coisas. Eu tive um problema uma vez com o veleiro que entrou água do mar por um tubo e, as coisas, eu tive que colocar tudo fora porque enferruja muito DANNEGGIA muito, DANNEGGIARE significa estragar. O que acontece? As roupas, tudo estraga.

Eles fecharam a Praça São Marcos (enchente em Veneza 2019) nesses dias porque as pessoas vão lá e fazem fotos provocativas, se divertem como se isso fosse uma coisa bonita. Bonita em italiano, a gente escreve BELLA. Ao invés disso, não porque as pessoas, os habitantes de Veneza estão jogando fora muita coisa, perdendo muito. É um período que é muito frio aqui também e eles estão sem aquecimento nas casas.

As notícias falam muito do centro histórico, do centro turístico, do polo religioso de Veneza. Mas, se vocês olharem na CARTINA, CARTINA é a denominação para mapa em italiano. A gente também usa a palavra MAPPA, mas é mais usado CARTINA. Então, se vocês olharem na CARTINA, vocês vão ver que na frente de Veneza tem uma ilha pequenininha que se chama Pelestrina. Vocês irão encontrar essa ilha mais facilmente se vocês localizarem o Lido de Veneza que é uma ilha alungada, aí, do lado, tem essa ilha chamada Pelestrina, essa ilha está completamente embaixo d’água porque as ondas do mar invadiram muito esta ilha e os habitantes perderam praticamente tudo.

Veneza (enchente em Veneza 2019) decretou situação de emergência e aqui na PIANURA, que é a PIANURA do Vêneto e do Friuli, onde eu estou, a gente está com uma situação de alerta vermelho, que é o alerta máximo para alagamentos. Na cidade onde eu estou, não tem nada de alagamento mas são 6 semanas que chove muito, eu nem me movo.

Se você está gostando de aprender italiano aqui no blog Ho’Omaluhia, faça suas compras no Magazine Cristiane FB. Todo o dinheiro arrecadado com comissões de vendas será destinado a comprar gigas de internet aqui na Itália.

magazine cristiane

magazine

Como esse fenômeno da ACQUA ALTA é uma coisa normal, de rotina, que acontece sempre, o solo da cidade de Veneza começa a sofrer erosão marinha e também começa a afundar, se vocês forem, por exemplo, na Praça São Marcos que é o espaço mais amplo que tem na cidade, vocês vão observar que tem partes que o chão afundou mesmo.

Vocês também devem ter escutado que estão procurando um modo de evitar que o fenômeno da ACQUA ALTA seja muito intenso em Veneza com a construção de digas, inspirados um pouco na Holanda. Essas digas receberam o nome de MOSE, entao, a construçao do MOSE de Veneza (MOSE di Venezia), muita gente está dizendo que essa construção está parada. Quando eu estava em Veneza, eu vi um navio passar com um pedaço dessa construção, megaconstrução. Se vocês observam lá no Facebook também tem foto dessa estrutura no mar quando eu passei. Se vocês acompanharam quando eu fiz a regata em Veneza, eu passo com o barco do lado dessa construção. Só que naquele momento a construção estava parada, como as pessoas dizem.

Enchente em Veneza 2019

Pra quem me conhece melhor, sabe que eu comecei a fazer a Universidade de Fisica na Universidade Federal de Santa Maria no ano 2000 mas eu acabei mudando de curso e fui cursar Farmácia e, assim, eu não acabei a Universidade de Física (eu queria muito voltar para acabar esta universidade porque eu gosto muito de Física). Pessoalmente, na minha opinião, só vendo a estrutura do MOSE funcionar para saber se realmente evita que o nível da água suba tanto.

Como, eu vi no mar, penso que o efeito não seria muito grande porque tem muitos lugares por onde a água pode entrar e subir o nível. Mas, se o efeito seria como agora que, além do nível da água, tem uma MAREGGIATA que é quando tem a ressaca do mar, com as ondas que invadem a cidade. Esse MOSE, talvez, ia ajudar a proteger do efeito da onda que é ainda mais DEVASTANTE. Observando isso com esta ilha de Pelestrina que pega onda diretamente e, já, Veneza que é protegida por Pelestrina, a gente vê que em Veneza não chegam TANTISSIME, TANTISSIMA, TANTAS, muitas ondas porque protege um pouquinho.

 

Visualizza questo post su Instagram

 

Deixe-se encantar pela magia de Veneza! Conhecida como a cidade mais romântica do planeta… Te convido para um final de semana de passeios inesquecíveis entre as suas Ilhas, pontes, igrejas, palácios e até mesmo praias! Tudo isso acompanhado de um curso de italiano intensivo! #venice #venice🇮🇹 #veniceitaly #veniceitaly🇮🇹 #venicecanals #venicegram #venicelife #visitvenice #venicephotographer #venicelove #venicecity #venicecityworld #explorevenice #igvenice #veniceinlove #venicesign #venise #venise🇮🇹 #veniseitalie #veniseitaly #venisenestpasenitalie #legrandvenise #venise🎭 #veniseenamoureux #venisecommejelaime #venisemabelle #veneza #venezaitalia #venezabrasileira #venezaportuguesa

Un post condiviso da Cristiane Fracari Bosi (@the.sirius.shine) in data:

Com tudo isso que está acontecendo, a gente tem a recomendação de que não deve sair de casa, só em caso de extrema necessidade. Também, na LAGUNA VENETA, que é a laguna de Veneza, apenas os barcos de polícia e de emergência que estão navegando. Os barcos privados estão proibidos de navegar.

Enchente em Veneza 2019

A aula de hoje é um pouquinho diferente das aulas que eu queria fazer para vocês, mas achei bastante importante esclarecer esse fenômeno e, uma vez que eu estou aqui pertinho e que conheço, que vi e vivi uma situação parecida, posso dizer para vocês a origem disso e que é uma coisa bem normal porque se a gente for morar em uma ilha baixinha, quando tem a maré alta, o mar vai subir e vai alagar essa ilha.

Então, espero que vocês estejam mais tranquilos porque não é todo esse problema do aquecimento global que está aumentando muito. Tanto que esse é o segundo maior alagamento, no ano de 1965 ou 1966, não lembro bem certinho, o nível da água ficou 7 centímetros mais alto que agora. Então, vocês podem ter, praticamente, certeza que a água está assim tão alta porque a distância da lua, o ciclo da lua, o vento (a direção, a intensidade do vento), a corrente mais a chuva. Tudo isso, junto, faz com que o nível da água suba.

Eu vou te pedir que você me ajude a divulgar este post informativo para que as pessoas entendam o que está acontecendo não só em Veneza mas em toda a região nordeste aqui da Itália, nordeste PIANURA não montanha. E, assim, parem de pensar que o problema é só por causa da chuva forte.

Eu vi brasileiros que moram na Toscana, que moram em Roma que estão fazendo vídeos reclamando que está chovendo muito nas cidades deles e que se pode ter um exemplo do que pode acontecer, com Veneza. Gente, uma coisa não tem nada a ver com a outra! Porque eu, aqui onde moro, são 6 semanas que está chovendo muito (tudo bem, aqui a gente não tem problema de alagamento), cidadezinhas pequenininhas aqui perto que tem problema de alagamento porque passa o rio no meio da cidade, mas é um alagamento diferente.

Mais pertinho do mar, tem o problema que o mar esta alagando as cidades e o mar alaga as cidades em dois momentos do dia: quando tem a maré alta.

Também queria que as pessoas soubessem que não é um fenômeno que está acontecendo em Veneza exclusivamente, mas que está acontecendo em toda a região aqui.

Quando eu estava lá em Veneza, também fiz foto rindo e também fiz filmagens no meio da água. Mas, isso, agora, é um caso extremo. Eu tenho até vergonha de mostrar essas fotos porque é uma coisa muito triste. Tem uma livraria que eu queria muito conhecer, mas não tive tempo de ir conhecer esta livraria, se chama acqua alta, eles tinham toda a decoração feita com livros antigos, tinham gôndolas, era uma coisa muito linda. Eles perderam praticamente todos os livros porque a água do mar entrou lá. Eu também perdi muitos livros, praticamente todos os meus livros eu perdi quando entrou água do mar no veleiro.

Então, eu tenho vergonha de mostrar essas fotos para vocês. Um amigo meu que tem restaurante em um bairro um pouco longe do centro, mas que é frequentado pelos moradores de Veneza e pelo pessoal que vai, tanto com barco, iate como veleiro, ele também perdeu praticamente tudo porque a água entrou mais de um metro dentro desse restaurante. Eu até tenho as imagens aqui, mas eu tenho vergonha gente de mostrar para vocês.

Acho que a palavra certa não seria vergonha, seria RESPEITO. Por respeito pelas pessoas que estão sofrendo e, não quero fazer disso mais alarme do que está sendo feito IN GIRO pelo mundo.

As imagens que vocês podem ver na vídeo aula, como fundo, eu registrei agora, nesse momento, que está chovendo muito numa cidade que se chama San Daniele del Friuli. É uma cidade que não é na PIANURA, é um pouquinho mais alta. Só para mostrar para vocês uma imagem da chuva. Não quero pegar imagens de outras pessoas e não quero pegar imagens alarmantes.

Espero amanhã voltar com as aulas normais aqui do blog onde a gente continua aprendendo a língua italiana.

No meio dessa aula, eu aumentei um pouquinho o vocabulário de vocês em italiano, usei palavras novas. Aí, vocês podem, também, aprender um pouquinho com esta aula muito triste.

Gente, até a próxima aula, deixo aquele abraço.

 

 

/ 5
Thanks for voting!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *