8 alternativas para responder a um “grazie” | Conversação em italiano para iniciantes

Grazie

Prego

Eu acabei de perguntar nos grupos de conversação do Telegram (clica aqui para participar) e do WhatsApp (clica aqui para participar):

O que você me responderia se eu te dissesse GRAZIE?

100% das respostas foi: PREGO

Se você também responde PREGO cada vez que alguém te diz GRAZIE, assista o vídeo a seguir (a explicação continua após o vídeo).

Vídeo explicativo (clica para assistir)

8 alternativas para dizer GRAZIE em italiano:

  1. Prego
  2. Di niente / Niente
  3. Di nulla
  4. Non c’è di che
  5. Figurati
  6. Si figuri
  7. Ti ringrazio
  8. La ringrazio

Todas essas formas, incluindo PREGO, significam de nada, por nada, não tem de quê. Porém, quando dizemos DI NIENTE ou DI NULLA é mais fácil perceber a semelhança entre as línguas italiana e portuguesa: DI NULLA / DI NIENTE = de nada. Essa última forma, DI NIENTE, pode ser simplificada em NIENTE.

NON C’È DI CHE equivale ao não há de que / por nada no português e FIGURATI equivale ao imagina no português.

As 4 últimas formas de responder a um GRAZIE podem ser divididas em 2 grupos:

  • FORMAIS (utilizadas quando falamos com pessoas que não conhecemos ou com pessoas que precisamos demonstrar respeito, como um médico, um professor, uma pessoa com mais idade do que você)
  • INFORMAIS (utilizadas toda vez que conversamos com pessoas que temos mais intimidade, ou seja, um amigo, um familiar, um colega de trabalho

FIGURATI é uma das minhas formas preferidas para responder quando alguém me diz GRAZIE. FIGURATI é usado na linguagem informal com amigos, familiares, colegas, com pessoas que temos mais intimidade. A forma formal para FIGURATI é SI FIGURI. Lembre de utilizar SI FIGURI quando você quiser demonstrar respeito, ou seja, quando você for falar com uma pessoa mais velha do que você, com um médico, com um professor.

Assim como acontece com FIGURATI e SI FIGURI, TI RINGRAZIO é utilizado em uma situação informal e LA RINGRAZIO é utilizado em uma situação formal.

GRAZIE significa obrigado. Mas, quando respondemos a um GRAZIE com TI RINGRAZIO ou com LA RINGRAZIO, estamos dizendo te agradeço, agradeço a você, eu que agradeço a você, eu também me sinto agradecido/a, também te retribuo em agradecimento.

Você gostou dessas dicas? Aprendeu alguma coisa nova sobre a língua italiana? Eu quero saber! (Assina a chamada, respondendo nos comentários no final da página).

Qual é a sua forma preferida para responder quando alguém diz GRAZIE para você?

Não se esqueça de praticar todas essas formas diferentes de responder a GRAZIE lá nos grupos de conversação no Telegram (clica aqui para participar do grupo) e no WhatsApp (clica aqui para participar do grupo)

Te desejo bons estudos, te deixo um super abraço e até amanhã, CIAO!

Para receber as aulas gratuitas por e-mail ou WhatsApp, marcar aulas particulares ou se inscrever no curso online pelo Skype, deixe uma mensagem no formulário aqui embaixo. 

/ 5
Thanks for voting!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *